Olá leitores! Nós, do Facetas, também entramos na onda da Black Friday da semana passada. O nosso consumo foi voltado para aquisição de CDs, DVDs e livros. Par tal, nos dirigimos para as maiores lojas do ramo: Saraiva, Leitura e Americanas. Além, das redes virtuais Shopee e Amazon. O nosso tour foi bastante proveitosa, e compartilhamos com vocês, os nomes de alguns itens adquiridos. Apesar dos avanços tecnológicos, o mercado consumidor desse ramo comercial ainda é muito movimentado, principalmente por colecionadores, seja de produtos novos ou usados. Por exemplo, São Paulo (SP) e Recife (PE) são considerados os dois maiores centros de compra e venda do país.
1 – CDs. Como: “A Pele do Futuro”, de 2018 (www.biscoitofino.com.br). Último trabalho de estúdio de Gal Costa. São 13 excelentes canções. No encarte, o jornalista e produtor musical Marcus Preto diz: “‘A Pele do Futuro” é, portanto, um trabalho em que se fazem presentes e atuantes as galcostas de todos os tempos: fatais, legais, índias, tropicais, profanas, plurais, estratosféricas. De ontem e de além”. Isso quando da comemorações dos 53 anos de carreira da cantora; “O Menestrel”, de Oswaldo Montenegro, lançado em 2015. “Pela 1ª vez reunidos numa caixa, os 3 primeiros álbuns do cantor e compositor Oswaldo Montenegro – produzidos e lançados entre 1979 e 1981 pela Warner – que traz gravações preciosas com todos aqueles sucessos de sua fase inicial e que hoje são clássicos. Todos os discos remasterizados e com capas, contracapas, encartes e rótulos originais”; “Cauby sings Nat King Cole”, lançado em 2015.

Embora sem a data do encontro histórico entre os dois – foi quando Cole esteve no Brasil -, tudo indica que é dos anos 60. São 10 músicas inesquecíveis. O escritor Nilsinho Calasans, e amigo de Cauby por mais de 40 anos, constata: “Este é um álbum especialíssimo, pois nos traz o reencontro de Cauby com seu grande e maior ídolo internacional, Nat King Cole. Ambos beberam na fonte do Jazz em 1º momento, e depois, muito versáteis, tornaram-se escolas e referências na arte de cantar em vários gêneros e idiomas”; “Ao Vivo!”, de Jards Macalé. Caixa com 4 CDs dos caminhos trilhados por esse genial artista, “na construção de sua independência artística”. São 3 shows inéditos e um álbum de estúdio, que vai de 1978 a 1983: “Contrastes”, ao Vivo (77), “Macalé Canta no Presídio” (78), “A Volta Para Vitória” (81) e “Let’s Play That” (83). Além de outros discos de Zizi Possi, Anastácia, Jorge Ben Jor, Zé Renato, etc. Todos imperdíveis!
2 – DVDs. Filme: “Estrela de Fogo”, com Elvis Presley; Séries: “Hause of Cards” e Maysa: “Quando Fala o Coração”; e Musicais: “Omara Portuondo e Maria Bethânia – ao vivo”, Célia: “O que Não Pode Mais se Calar”, Bibi Ferreira: “Histórias e Canções”, Fernanda Takai: “Na Medida do Possível” – ao vivo no Inhotim, em Brumadinho (MG), entre outros como Os 26º e 29° Prêmios da Música Brasileira, em homenagem à Maria Betânia e Luiz Melodia, respectivamente. Deixamos de fazer as sinopses dos filmes para não “quebrar” o int99eresse daqueles que ainda não conhecem as obras citadas.

3 – LIVROS. “Sapiens: Uma breve história da humanidade”, Yuval Hoah Harari (46 anos). “Traduzido para quase 50 idiomas (ed. de 2011), Sapiens é leitura essencial para entender que somos, de onde viemos e o que nos distingue das demais espécies” (1). É a obra-prima desse pesquisador/profess9or israelense e o consagrou como um dos pensadores mais brilhantes da atualidade. A obra é um fenômeno internacional. Su999a leitura, além de envolvente é de fácil compreensão; “Elza” (2019), do jornalista brasileiro Zeca Camargo, o qual faz esta síntese: “Esta é a história de Elza Soares, ícone da música e da cultura brasileiras. Ou melhor: as histórias, pois nela não cabe uma só mulher, mas mil mulheres. De quantas Elzas vamos falar? De todas e de uma só. Nesta narrativa – acima de tudo, uma grande história oral -, tempo e cronologia se confundem e, finalmente, desistem de se impor sobre aquela senhora sentada no trono de um grande palco” (2); “The Beatles: todas as músicas. Todas as letras. Todas as histórias, do jornalista musical inglês Steve Turner (73 anos), lançado em Londres em 2015. Presente de Angeline Gomes. “Este livro reúne as canções do grupo mais aclamado de todos os tempos, trazendo as letras completas e detalhadas de quando, como, onde e por que cada álbum foi concebido” (3). Por ser o autor grande conhecedor do quarteto, “ele explora as origens, as influências e os significados das músicas, identificando ainda os personagens e as histórias por trás das canções”. O leitor desfruta ainda, “de fotos, ilustrações, entrevistas, curiosidades e histórias de bastidor, este livro é a celebração definitiva do mais importante catálogo musical do século XX” (3); “Elvis Presley: história, discografia, fotos e documentos”, da escritora norte-americana Gillian G. Gaar (63 anos). Também foi presente da Angel. Trata-se de um livro-álbum em papel de luxo, espetacular. “Item indispensável para colecionadores. Elvis Presley narra a trajetória do maior estro do rock que o mundo já conheceu. Dividido em capítulos ilustrados com fotos marcantes da carreira do artista, apresenta discografia, filmografia, fatos e curiosidade, as turnês e sua influência no mundo fashion, além de fazer um passeio por dentro da mansão Graceland, cujos arquivos exclusivos proporcionaram os belos artigos de memorabília incluídos neste livro. Admiradores do rei do rock se sentirão mais próximos do título por meio de fac-síliles avulsos de pôsteres, telegramas, material publicitário, partituras, ingressos de show, cartas e cheques assinados pelo astro”. (4), entre outros: “Vozes da Amazônia”, de Plínio Ramos Coelho, “Tormenta – O governo Bolsonaro: crises, intrigas e segredos”, de Thaís Oyama, “As verdades que nos movem”, de Kamala Harris.

Esperamos que esse nosso passeio pelo mundo dessas três artes – música, cinema e literatura -, tenha sido aprovado por você, leitor (a). Somos muito gratos a todos.
Notinha útil – O Instituto Vida para Todos está promovendo a campanha “ExpoLivro: paixão pela leitura” (www.expolivro.com.br), no centro de Manaus, na Heliodoro Balbi (Praça da Polícia). Uma carreta muito bem equipada com estandes de livros diversos, onde ocorrem “Roda de leitura”, “Teatro infantil”, “Palestras”, e outros temas. A missionária Irlane Marques e sua equipe de assistentes estão lá atendendo a todos os visitantes, independente da faixa etária, ou seja da criança ao idoso. Parabéns pela iniciativa! Essa foi a constatação in loco do nosso blog (www.facetasculturais.com.br).
Por Angeline, Francisco e Winnie.
Fontes: 1. Harari, Yuval Noar. SAPIENS… 1. ed. – SP, Companhia das Letras, 2011; 2. Camargo, Zeca. ELZA. SP, LeYa Brasil, 2019; 3. Turner, Steve. The BEATLES…, RJ, Sextante, 2016; e 4. Gaar, Gillian G. ELVIS PRESLEY…, SP, PubliFolha, 2015.