Facetas, nove anos: empenho e dedicação

No próximo dia 6 deste mês, este blog estará completando 9 anos de sucesso. Este empenho e dedicação são resultados de muita leitura e pesquisa. E, principalmente, da ativa participação dos nossos fiéis leitor. Assim, chegamos a edição de 470. Sendo, rigorosamente com uma publicação semanal, sobre literatura e música, basicamente.

Apesar dos inquestionáveis avanços informacionais do mundo digital e virtual, a leitura continua viva. A música idem. Pelo método convencional, as artes, enfim, estão aí para atravessar os tempos cronológicos. Portanto, hoje, a nossa edição é comemorativa, ou seja, de agradecimento por esses nove anos. E, para tal, faremos, a seguir, algumas considerações, tais como:

1- Leitura. Nos anos 70, a editora Ática criou a série “Para Gostar de Ler”, bem aceita até os dias atuais, 50 anos depois. À época, foram reunidas, num só volume, crônicas de Drummond, Fernando Sabino, Paulo Mendes e Rubem Braga, os quais, “com lirismo e humor, mostram poesia existente nas relações que o homem estabelece com seu entorno”. Segundo esse quarteto, num exemplar pertencente a nossa Angeline, quando cursava o ensino fundamental, “nós só queremos convidar você a descobrir um mundo maravilhoso, dentro do mundo em que você vive. Este mundo é a leitura. Está à disposição de qualquer um, mas nem toda gente sabe que ele existe, e por isso não pode sentir o prazer que ele dá” (1).

2- Crônica. “É um escrito de jornal que procura contar ou comentar histórias da vida de hoje. (…) Mas uma coisa é acontecer, outra coisa é escrever aquilo que acontece. (…) E aí começa a alegria da leitura que vai longe. Ela nos faz conferir, pensar, entender melhor o que se passa dentro e fora da gente. Daí por diante a leitura ficará sendo um hábito, e esse hábito leva a novas descoberta” (1).

Quando no 2º aniversário do Facetas, em 2017, a nossa Winnie adquiriu no Recife (PE), a imperdível obra “Poemas Escolhidos: Ferreira Gullar”, sob organização do poeta gaúcho Walmir Ayala (1933-1991). Esse livro contém tantos belos poemas que fazem brilhar os olhos do leitor. Assim como envaidecer a alma. Porém, para homenagear o Facetas, escolhemos Traduzir-se, cuja íntegra é esta:

“Uma parte de mim/ é todo mundo;/ outra parte é ninguém./ fundo sem fundo. // Uma parte de mim/ é multidão;/ outra parte estranheza/ e solidão. // Uma parte de mim/ pesa, pondera;/ outra parte/ delira. // Uma parte de mim / almoça e janta;/ outra parte/ se espanta.// Uma parte de mim/ é permanente. / outra parte/ se sabe de repente. // Uma parte de mim/ é só vertigem; /outra parte, / linguagem. // Traduzir uma parte/ na outra parte – que é uma questão/ de vida ou morte -/ será arte?” (2).

Nobre leitor(a), quer emocionar-se ainda mais? Ouça, então, o disco (LP) “Traducir se” (assim mesmo, em espanhol). Um dos mais belos da música brasileira. De Fagner, lançado em 1981, que traz esse poema de Gullar cantado. É lindo demais! Tem uma mensagem forte.

A nossa equipe, agradece, de coração, cada leitor que nos acompanha. Alguns, desde o 1º artigo, de 6 de agosto de 2015. Não há dinheiro que pague esse gesto. É cultura viva!

Notinha útil 1 – Em breve, serão publicados vários artigos sobre a cultura pernambucana, após uma nova visita do Facetas por lá. Aguardem.

Notinha útil 2 – Há 3 dias, o Heitor, filho de David e Winnie completou 9 meses de vida. A ele, principalmente, os nossos parabéns.

A história de Caio Bonfim, que ganhou prata inédita na marcha atlética | O  Imparcial

Notinha útil 3 – Parabenizamos todos os atletas brasileiros que ora participam das Olimpíadas de Paris – 2024. Especialmente a Caio Bonfim, medalha de prata na modalidade Marcha Atlética, o qual, com muita determinação e garra, é o primeiro brasileiro a obter um título dessa natureza. Tem mais: sem qualquer patrocinador. E, por cima, foi muito autêntico ao revelar os obstáculos pelos quais passou até chegar a essa façanha esportiva.

Por Angeline e Francisco Gomes e Winnie Barros.

Fontes consultadas: 1. Crônicas 1/ Drummond e outros. – 28. ed. – SP: Áticas, 2011; 2. Poemas Escolhidos/ Ferreira Gullar – 3. ed. Revisada. – RJ: Nova Fronteira, 2011.

Um comentário em “Facetas, nove anos: empenho e dedicação

Deixe um comentário