Recentemente terminei de escutar o áudiolivro “Amêndoas” da escritora Sul Coreana Won-pyung Son. O livro inicia com a seguinte frase: “Eu tenho amêndoas em mim. Assim como você. Assim como quem você ama e quem odeia. Mas ninguém consegue senti-las. Você só sabe que elas existem. Esta história é, em resumo, sobre um monstro encontrando outro monstro. Um dos monstros sou eu”.
Impactante, hein? Pois bem, o livro conta a história de Yunjae que tem uma condição neurológica chamada alexitimia, ou a incapacidade de identificar e expressar sentimentos, como medo, tristeza, desejo ou raiva. Ele mora com sua mãe e avó, mas aos 16 anos ele vivencia um ato de violência e fica sozinho.
Fiquei bastante envolvida com a história, principalmente a luta da sua mãe para ensiná-lo a aprender habilidades sociais básicas, como dizer obrigado, saber agradecer e por aí vai. Percebi minha mudança de perspectiva como leitora, agora como mãe. Enquanto eu lia parecia sentir todos os sentimentos da mãe de Yunjae. Depois, fiquei preocupada com a vida solitária de Yunjae.
É interessante como as situações que vivemos tem um impacto em nossas percepções. Provavelmente quando for reler Amêndoas já irei analisar por outra perspectiva. Uma vez, assisti ao vídeo de divulgação do curso de livros clásicos do filosófo Luiz Felipe Pondé. Lembro que ele falou da importância de ler e reler os clássicos. Pois assim, iríamos assimilar novos detalhes da obra.
Ler depois da maternidade tem sido interessante. Tenho ampliado essa experiência como leitora. É sobre viver diferentes maternidades através das personagens. Acredito que a leitura tem essa função social, nos permite vivermos diferentes vidas em uma só.
Ahhh e outro detalhe. As leituras por aqui têm sido vagarosas, sem muita cobrança para ler muitos livros. Atualmente prefiro ler pouquissímos, “mastigando” cada palavra e vivendo a vida de outros personagens.
PS.:
1) Para quem ficou interessado no áudiolivro, segue o link: https://youtu.be/5hQ674HM8YM?si=IZDE1emy7OlCzUh2
2) Uma curiosidade sobre o livro Amêndoas: livro vencedor do Prêmio Changbi de Ficção para Jovens Adultos e Prêmio Jeju 4.3 Peace Literary.
Com afeto, Winnie