Facetas: 10 anos depois

No último dia seis, há três dias, portanto, este Blog completou 10 anos em plena atividade. São 522 publicações, ou seja, um artigo por semana. Sempre editados aos sábados, sobre literatura ou música, principalmente. Não temos o domínio da escrita como têm os jornalistas, escritores, críticos, etc. Somos leigos. Porém, o nosso objetivo é trazer à tona textos/trechos literários/musicais; prosa/poesia; biografias/discografias, etc. Muitos desses conteúdos estãvam “escondidinhos” e “esquecidos” em revistas, periódicos, contracapas de discos, livros, entre outros. É um verdadeiro resgate, no formato da pesquisa tradicional, haja vista que hoje tudo é virtual. Assim, mantemos muitos leitores informados sobre assuntos antigos/atuais.

A nossa temática tem sido bem aceita por nossos leitores, é claro. Mas, para tal seguimos dois princípios essenciais: 1º – não emitimos juízo de valor sobre os assuntos abordados. Só publicamos o que gostamos e achamos que o nosso público gosta, também; e 2º – as fontes que pesquisamos são seguras, confiáveis. Não extraímos material ou citamos autores/autoras aleatoriamente.

Essa nossa postura tem nos deixado mais aptos na reunião das obras consultadas, lidas, resumidas. Primeiramente para os nossos rascunhos – nos velhos moldes tradicionais – até ser concluído o artigo. Depois revisado e, por fim, publicado. Apesar da evolução tecnológica dos meios de comunicação, ainda, lidamos com a fonte física. Então, a literatura e a música, fazem parte do nosso dia a dia. por isso, temos um pequeno acervo: são nove mil CDs, DVDs e Vinis e uma estante com três mil volumes de livros, revistas e recortes. Pesquisamos sempre; adquirimos novas obras.

Para esta edição comemorativa uma palavra tomou conta dos nossos sentimentos: gratidão. Somos imensamente gratos a todos que nos acompanham – e os que vieram depois – desde o nosso primeiro artigo no dia 6 de agosto de 2015. Poderíamos citar aqui nomes de pessoas que frequentemente estão em contato conosco – do adolescente ao idoso -, falando sobre esse ou àquele tema. Temos professores, sociólogos, músicos, etc. No entanto, seria injusto com aqueles/aquelas que nos acessam mas à distância e não temos as suas identificações. Mas, estamos todos unidos como estes versos de “Tecendo a Manhã”, do poeta pernambucano João Cabral de M. Neto (1920-1999): “Um galo sozinho não tece uma manhã:/ele precisará sempre de outros galos”.

Encerramos esta artigo com o poema “O Pulsar”, de 1975, do poeta paulista Humberto de Campos (94 anos). Por sinal, estes versos estão musicados por Caetano Veloso, no LP “Velô”, de 1984: “ONDE QUER QUE VOCÊ ESTEJA/EM MARTE OU ELDORADO/ABRA A JANELA E VEJA/O PULSAR QUASE MUDO/ABRAÇO DE ANOS-LUZ/QUE NENHUM SOL AQUECE/E O OCO ESCURO ESQUECE”.

O Facetas está em ascensão. São 10 anos de sucesso. A foto acima, extraímos do Álbum Duplo “O Sorriso Ao Pé da Escada”, do saudoso Jessé, de 1983. Contaremos, sempre, com o apoio dos senhores leitores, senhoras leitoras.

Notinha útil – Amanhã – segundo domingo de agosto – comemoramos o Dia dos Pais. Para tal, homenageamos todos com estes versos da canção O melhor dos meus amigos, de José Augusto e Paulo Sérgio Valle, lançada pelo primeiro em 1980: “Você meu pai meu grande amigo/Que me ensinou a perdoar/Meus inimigos/Eu vim dizer e agradecer/Pois não seria o que sou/Sem ter você” (www.facetasculturais.com.br).

Ótima leitura a todos!

Por Angeline e Francisco Gomes e Winnie Barros.

Deixe um comentário