Pra não dizer que não falei de Vandré

Você sabe quem é Geraldo Pedrosa de Araújo Dias?

É o paraibano de João Pessoa, nascido no dia 12 de setembro de 1935. Filho primogênito do médico José Vandregísilo.
No próximo mês de setembro, ele estará completando 80 anos de idade. É ele mesmo: Geraldo Vandré. Brilhante cantor e compositor. Presença marcante nos Festivais da Canção dos anos 1960. Nesse período emplacou canções como: Pra não dizer que não falei das flores (Caminhando), Disparada, Fica mal com Deus, etc.
Ainda menino, descobriu novas formas de diversão, além das brincadeiras: ouvir os cantores das feiras e participar de alguns festivais de canto do Ginásio São José, em Nazaré da Mata (PE) onde era interno.
De volta a João Pessoa, descobria o rádio e seus cantores, como Francisco Alves. A mãe, Maria Marta, preocupada com os estudos do filho, costumava perguntar: “meu filho, o que você quer ser quando crescer?”.
Em 1951, a família vai morar em Rio de Janeiro. Lá, o adolescente, sob o pseudônimo de Carlos Dias, começaria a participar do programa de calouros de César de Alencar, na Rádio Nacional. Também conheceu o pianista Paulo Borges, da boate Tudo Azul, “e desaparece todas as noites”. Mas a mãe não queria o filho metido com a boêmia carioca.
“Você precisa se formar e ser advogado”, exigia sua mãe. Assim o fez Geraldo, foi cursar Direito na Universidade do Distrito Federal (Hoje Universidade Estadual do Rio Janeiro).
Formado em Direito, ele entregava o diplomava para a mãe, de quem recuperou seu violão, mergulhando de vez na verdadeira vocação: ser artista.

Moral da história: não tente mudar as aptidões profissionais do seu filho. Se isso tivesse ocorrido com Vandré, o não tinha esse artista genial. 
Fonte: Coleção MPB: Compositores, Encarte n.31, Ed. Globo, agosto de 1997.

Um comentário em “Pra não dizer que não falei de Vandré

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s