Olá leitores! Esse mês iremos compartilhar duas dicas: um curso de escrita literária e alguns museus virtuais. Esperamos que vocês gostem.
Escrita criativa
Vocês já ouviram falar em escrita criativa ou escrita literária? Então, são técnicas de escrita para quem aspira a carreira como escritor(a). Eu (Winnie), sou uma amante da literatura e procurei cursos sobre o assunto para melhorar minhas habilidades de escrita para a aprimorar meus trabalhos científicos. Estou nessa empreitada desde 2021, e tenho aprendido bastante. O curso mais recente que estou fazendo é de Escrita Literária promovido pela plataforma Navega (https://www.navega.art.br/products/curso-escrita-literaria-marcelino-freire) com o escritor pernambucano, Marcelino Freire. Posso dizer que estou encantada. As aulas de Marcelino são pura poesia. Eu recomendo o curso para qualquer pessoa que deseja ou não escrever alguma obra literária, pois pode nos possibilitar a despertar outras habilidades que estão escondidas dentro de nós. Eu sou prova viva, comecei a fazer os cursos de escrita criativa para aprimorar meus textos acadêmicos e me deparei com o meu lado escritora, claro, em construção.
Além do curso de Marcelino Freire, eu recomendo ficar de “olho” no site do Cleyton Cabral (https://cleytoncabral.com/novidades/), ele também oferece cursos. Inclusive, eu fiz um curso com ele gratuitamente com carga horária de 10h, promovido pelo SESC/DF. Fiquem atento nos portais de notícias do SESC da sua cidade, eles sempre oferecem. Além de Cleyton, recomendo a Tayná Saez (o perfil dela no Instagram é Sutileza Atômicas https://www.instagram.com/sutilezasatomicas/), já fiz várias aulas com ela e sou fã.
Por fim, a última dica são aulas gratuitas disponibilizadas no Youtube:
Canal Escrita Criativa
Aula de Escrita Criativa (SESC-RS):
Minicurso de Escrita Criativa (PUC-SP):
Colóquio de Escrita Criativa (PUC-RS):
Aproveitem as dicas. Mas, sugiro pesquisar outros materiais pelo Youtube ou caso alguém tenha interesse sobre o tema no espaço acadêmico, há artigos científicos, dissertações e teses para estudar.
Museus virtuais
A internet é incrível, né? Nós ficamos curiosos para descobrir museus virtuais que abordasse sobre música, vinil e afins, e eis que encontramos cada material que ficamos boquiabertos com tanta riqueza de conteúdo. Aproveitem a lista:
Museus virtual do disco de vinil: https://museuvirtualdodiscodevinil.com.br/
Exposição sobre Gilberto Gil, O ritmo de Gil: https://artsandculture.google.com/project/gilberto-gil
Museu Memórias da Música Preta: https://memoriadamusicapreta.com.br/
Museu da Música Brasileira: https://www.museudamusicabrasileira.com.br/index.php?id_lang=1
Museu de Instrumentos Musicais: https://www.mvim.com.br/
Exposição Native Brazilian Music: 80 anos: https://artsandculture.google.com/story/WgXB2-gLJSxsJQ
Museu Villa-Lobos: https://artsandculture.google.com/partner/museum-villa-lobos
Exposição Beethovianas Brasileiras: https://artsandculture.google.com/story/rQVBdTLhEXUjJQ
Exposição Beethoven Everywhere: https://artsandculture.google.com/project/beethoven
Museu Nacional da Música (Lisboa, Portugal): https://artsandculture.google.com/partner/museu-nacional-da-m%C3%BAsica?hl=pt-PT
Após esse levantamento, ficamos curiosos para descobrir museus virtuais com foco na literatura e afins. Enfim, cenas para os próximos posts do Tour Cultural. Esperamos que vocês tenham gostado, até a próxima.
Gomes, Winnie e Angel.
[…] já falei da Tayná por aqui (postagem 1, postagem 2, postagem 3), uma pessoa quem admiro, acompanho o trabalho e tive a oportunidade de participar de algumas aulas […]
CurtirCurtir