As dores de amor de Rodrigo Alarcon

Semana passada escrevi sobre Mariana Froes e descobri, por acaso, um dueto dela com Rodrigo Alarcon. A música se chama Dorival, da banda Academia da Berlinda (eles são de Olinda, Pernambuco. Em breve irei escrever sobre eles 💛). Sugiro vocês conferirem o vídeo para sentirem um mistura de emoções.

Além desse dueto, Rodrigo gravou outra música com Mariana Froes, intitulada 15b. Eu não consigo expressar nada sobre a música e nem sobre o clipe. Então, vocês precisam assistir sobre o que eu estou falando.

Depois desse vídeo fui procurar mais músicas de Rodrigo Alarcon e me deparei com a música que mudou a vida do artista, O lado vazio do sofá. Quando eu ouvi, fui tomada pela dor que o artista expressou na sua música. Que canção linda! Tem tanto afeto que se mistura com a nossas emoções. A minha parte preferida da letra é: “E eu nem sei porque eu faço café/já é amargo o sabor de te amar/de gole em gole,/eu vou enjoando/vendo o lado vazio do sofá”.

Rodrigo é paulistano e tem 27 anos. Ele canta desse a adolescência. Em 2019 conseguiu gravar o seu EP, intitulado Parte, com sete faixas (1).

Imagem do clipe Apesar de querer

Há dois meses atrás, o cantor fez um show gratuito no YouTube com a participação dos amigos que são músicos. No show, Rodrigo defende a cultura e o celeiro musical e artístico que existe no Brasil. O show tem mais de 2 horas, sugiro vocês assistirem para conhecer Rodrigo.

Nesse show, Rodrigo conta uma história que ele vivenciou. Ele disse o seguinte: “E eu vi um atropelamento acontecer lá, pruf, o corpo estendido no chão, aquela cena horrível, né? Que ninguém merece. E aí, quando aconteceu, comecei a reparar, mais do que na cena em si da pessoa, no que estava acontecendo ao redor dela, né? (…) E tinha várias reações das pessoas. Que tinha gente que estava lá, e tinha gente que chorava, tinha gente que estava em choque, tinha gente que estava rindo, tinha gente que não estava entendendo nada. Galera filmando, tal. Aí eu continuei andando, tomando o meu rumo de casa. E a imagem que eu tive foi que, na verdade, eu, em cima do palco ou hoje aqui nessas lives, por exemplo, sou os acidentes dos meus antigos amores sangrando, e está todo mundo nos meus show ali, filmando, tem gente que chora, tem gente que ri, tem gente que não entende nada”.

Em seguida, o cantor canta a música Amor acidente, gravado em 2018 com a participação da cantora Liniker. Em 2019 foi gravado o clipe da música. Confiram a letra e o clipe.

Jogados aqui
Dois corpos abraçados
Deitados machucados
Um amor-acidente
Todos param pra ver

Ninguém toca
Nem se mexe
Por medo de se dizer
O que não se diz
Que morreu

Que esse amor não mais existe aqui
Faleceu
E da morte nasceu

Poesia e canção
E toda essa exposição
Ainda vai me matar de vez

Na frente de vocês
(Na frente de vocês)
Deixo o meu amor-acidente sangrar
Ele vai sangrar (ele vai sangrar)
E todos vão saber que eu sofri por amar
E como amei (ah, como eu amei)
Ah, como eu amei
Como eu amei
(Mulher, eu te amei)

Jogados aqui
Dois corpos abraçados
Deitados, machucados
Um amor-acidente
Todos param pra ver

Essa reflexão que Rodrigo fez sobre o papel dele, como artista no palco, para mim, reflete sobre as suas músicas. Pelo menos, por agora, afinal o artista é movido pelas emoções que vivencia em um determinado momento.

Há dois meses, o artista gravou o clipe da música Apesar de querer com participação da banda Abacaxepa. O clipe foi gravado em Libras, o próprio Rodrigo fez os sinais e deixou o clipe tão leve e com tanto amor, que se expressa nos sinais.

Eu passei a semana escutando Rodrigo. Eu não me canso de escutar. As músicas deles são reais, falam de dores, e todos nós compartilhamos disso. Embora ele fale de dores, Rodrigo canta sobre o AMOR. A emoção básica que nos fortalece, nos transforma, nos deixa feridas, mas também é capaz de curar feridas. A arte é isso, tem o poder se terapêutico. Não somos nada sem a arte em nossas vidas.

Gratidão Rodrigo por uma obra tão linda e por compartilhar seus amores acidentes. Nós, do Facetas, desejamos um caminho de muito amores musicais que nos cure.

Texto: Winnie Barros

Fontes

1. Matéria do site Rede Brasil Atual. Revelação da ‘nova mpb’, Rodrigo Alarcon é o convidado do programa ‘Hora do Rango’.

2. Vídeos do Canal no YouTube de Rodrigo Alarcon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s