Semana passada escrevi sobre Mariana Froes e descobri, por acaso, um dueto dela com Rodrigo Alarcon. A música se chama Dorival, da banda Academia da Berlinda (eles são de Olinda, Pernambuco. Em breve irei escrever sobre eles 💛). Sugiro vocês conferirem o vídeo para sentirem um mistura de emoções.

Além desse dueto, Rodrigo gravou outra música com Mariana Froes, intitulada 15b. Eu não consigo expressar nada sobre a música e nem sobre o clipe. Então, vocês precisam assistir sobre o que eu estou falando.

Depois desse vídeo fui procurar mais músicas de Rodrigo Alarcon e me deparei com a música que mudou a vida do artista, O lado vazio do sofá. Quando eu ouvi, fui tomada pela dor que o artista expressou na sua música. Que canção linda! Tem tanto afeto que se mistura com a nossas emoções. A minha parte preferida da letra é: “E eu nem sei porque eu faço café/já é amargo o sabor de te amar/de gole em gole,/eu vou enjoando/vendo o lado vazio do sofá”.

Rodrigo é paulistano e tem 27 anos. Ele canta desse a adolescência. Em 2019 conseguiu gravar o seu EP, intitulado Parte, com sete faixas (1).

Imagem do clipe Apesar de querer

Há dois meses atrás, o cantor fez um show gratuito no YouTube com a participação dos amigos que são músicos. No show, Rodrigo defende a cultura e o celeiro musical e artístico que existe no Brasil. O show tem mais de 2 horas, sugiro vocês assistirem para conhecer Rodrigo.

Nesse show, Rodrigo conta uma história que ele vivenciou. Ele disse o seguinte: “E eu vi um atropelamento acontecer lá, pruf, o corpo estendido no chão, aquela cena horrível, né? Que ninguém merece. E aí, quando aconteceu, comecei a reparar, mais do que na cena em si da pessoa, no que estava acontecendo ao redor dela, né? (…) E tinha várias reações das pessoas. Que tinha gente que estava lá, e tinha gente que chorava, tinha gente que estava em choque, tinha gente que estava rindo, tinha gente que não estava entendendo nada. Galera filmando, tal. Aí eu continuei andando, tomando o meu rumo de casa. E a imagem que eu tive foi que, na verdade, eu, em cima do palco ou hoje aqui nessas lives, por exemplo, sou os acidentes dos meus antigos amores sangrando, e está todo mundo nos meus show ali, filmando, tem gente que chora, tem gente que ri, tem gente que não entende nada”.

Em seguida, o cantor canta a música Amor acidente, gravado em 2018 com a participação da cantora Liniker. Em 2019 foi gravado o clipe da música. Confiram a letra e o clipe.

Jogados aqui
Dois corpos abraçados
Deitados machucados
Um amor-acidente
Todos param pra ver

Ninguém toca
Nem se mexe
Por medo de se dizer
O que não se diz
Que morreu

Que esse amor não mais existe aqui
Faleceu
E da morte nasceu

Poesia e canção
E toda essa exposição
Ainda vai me matar de vez

Na frente de vocês
(Na frente de vocês)
Deixo o meu amor-acidente sangrar
Ele vai sangrar (ele vai sangrar)
E todos vão saber que eu sofri por amar
E como amei (ah, como eu amei)
Ah, como eu amei
Como eu amei
(Mulher, eu te amei)

Jogados aqui
Dois corpos abraçados
Deitados, machucados
Um amor-acidente
Todos param pra ver

Essa reflexão que Rodrigo fez sobre o papel dele, como artista no palco, para mim, reflete sobre as suas músicas. Pelo menos, por agora, afinal o artista é movido pelas emoções que vivencia em um determinado momento.

Há dois meses, o artista gravou o clipe da música Apesar de querer com participação da banda Abacaxepa. O clipe foi gravado em Libras, o próprio Rodrigo fez os sinais e deixou o clipe tão leve e com tanto amor, que se expressa nos sinais.

Eu passei a semana escutando Rodrigo. Eu não me canso de escutar. As músicas deles são reais, falam de dores, e todos nós compartilhamos disso. Embora ele fale de dores, Rodrigo canta sobre o AMOR. A emoção básica que nos fortalece, nos transforma, nos deixa feridas, mas também é capaz de curar feridas. A arte é isso, tem o poder se terapêutico. Não somos nada sem a arte em nossas vidas.

Gratidão Rodrigo por uma obra tão linda e por compartilhar seus amores acidentes. Nós, do Facetas, desejamos um caminho de muito amores musicais que nos cure.

Texto: Winnie Barros

Fontes

1. Matéria do site Rede Brasil Atual. Revelação da ‘nova mpb’, Rodrigo Alarcon é o convidado do programa ‘Hora do Rango’.

2. Vídeos do Canal no YouTube de Rodrigo Alarcon