Ano passado (2019) descobri, por acaso, uma cantora que arrebatou o meu coração no instante em que ouvi: Mariana Froes. Na hora que escutei a música “Rosa e Laranja”, compartilhei com o meu pai (um dos autores do blog). Confiram o trecho inicial da música:

“Meu bem/ Eu sou tua/ Como o mar é da lua /Como o vento é ar/ E o teu sorriso é lar”.

A voz delicada e marcante de Mariana faz toda a diferença. Suas composições são poesias, com letras simples, mas cirurgicamente emocionante. Confesso que lembrei dos poemas de Florbela Espanca quando conheci a artista.

Mariana Froes (Fonte: Instagram da artista)

Mariana Froes é uma jovem de 17 anos que está ganhando destaque na internet. A artista conta com mais de 500 mil inscritos no YouTube e tem mais de 50 milhões de visualizações. Desde o 9 anos, Mariana participava de concursos da escola. (1)

A cantora, concedeu uma entrevista para o Site Quem, e disse que suas influências musicais se aproximam da bossa nova, indie e samba. Ainda, compartilhou que sua identidade musical iniciou com a influência da MPB pela mãe e do rock com o pai. (2)

O seu canal no YouTube conta com músicas covers de outros artistas e com músicas autorais como: Rosa e Laranja; Moça; Eu. Esse ano, a cantora lançou as músicas: Abril; A porta (com participação de Phill Veras); Caos.

Rosa e Laranja
Moça
Eu

A música Caos traz uma reflexão sobre a sociedade, confiram a letra:

planeta terra e sua energia caótica /sua beleza seu poder letal/seres humanos ilusão de ótica/tão diferentes respirando igual

alguns com nada/ tantos com tão pouco/ num mundo regido por loucos/ quem se atreve a aparecer

não sabe de nada/ e sabe de tudo/ é criança do mundo nascida para morrer

planeta terra na ilusão de ótica/ de um ser humano que quer ser igual/ toda beleza tudo que há de exótico/ visto por fora através de um vitral

viemos com nada/ e vamos também/ que bom que a gente se tem/ que bom que a gente se tem

é tudo um sopro/ vento da manhã/ e a chuva refresca a mente/da incerteza do amanhã

planeta terra e sua energia exótica/ seres humanos com poder letal/ sentindo a vida em gotas caóticas/ dentro de cada um um temporal

Caos

A música que estou mais escutando de Mariana é “A Porta” que conta com a participação do talentoso Phill Veras (sou fã dele, já escrevi sobre ele aqui no blog, clica aqui). Confirma o clipe da música:

A porta

Eu não tenho conhecimento técnico sobre o nicho musical, mas, como ouvinte, eu garanto que quem escutar Mariana vai se apaixonar. Quem curte música MPB com um toque mais contemporâneo, tenho certeza que não vai se arrepender.

Nós do Facetas, desejamos uma carreira linda para Mariana. Uma artista promissora no cenário da MPB contemporânea que irá colher muitas rosas e laranjas.

Texto de Winnie Barros

Fontes

  1. Canal de Mariana Froes no YouTube
  2. Matéria do Site Quem: Mariana Fores, a cantora goiana de 17 anos que virou sensação na web