1o Tour Cultural do Facetas

Quem gosta de dicas culturais? Pois, estamos estreando esse novo quadro aqui no blog. A ideia é compartilharmos o que estamos consumindo de arte. Então, vamos começar!

Músicas que aquecem o coração

A família do Facetas é movida por música, nada mais justo do que compartilhar músicas e cantores que conheci recentemente. Gostaria de começar com um clássico da MPB, o CD “Memórias, crônicas e declarações de amor” (Imagem abaixo) da Marisa Monte. Eu ganhei essa obra do meu pai na adolescência e decidi retirar da estante para revisitá-lo. Como é bom o ouvir Marisa. Confesso que é um dos meus CDs preferidos, já perdi as contas de quantas vezes ouvi. Fica a dica para vocês conhecerem esse clássico.

Falando em músicos, conheci recentemente a cantora e compositora Joyce Alane. Ela é Pernambucana e conheci o trabalho dela no Instagram (@joycealanee). Ela tem uma voz forte e ao mesmo tempo sensível. Há 1 mês ela fez uma show no Canal Carvalheira (https://www.youtube.com/watch?v=au9G24yV1no). O coração sorri de tanto talento e emoção quando escuto essa nova geração da MPB.

Joyce Alane (Imagem: Canal Carvalheira)

Um pouco de poesia nunca é demais

Quem me conhece sabe que sou apaixonada por Florbela Espanca. Quem é ela? Foi uma poetisa portuguesa que traduz a dor, o amor, a saudade, a angústia em palavras. Toda vez que leio suas obras eu questiono: “como ela conseguiu fazer isso?”. Ler Florbela é sentir um aperto no coração e sorrir. Será que doía quando ela escrevia? Será que sentia alívio? Bem, não sabemos as respostas, infelizmente.

O livro que li foi “Florbela: Antologia Poética”, organizado e publicado pela editora Martin Claret (Imagem abaixo). O livro conta com todas as poesias da Florbela: Livro de Mágoas (1919) | Livro de Sóror Saudade (1923) | Charneca em Flor (1931) | Reliquiae (1931, versos póstumos) | Trocando Olhares (1915-1917) | O Livro D’ele (1915-1917).

Um trecho do poema “Eu”: Eu sou a que no mundo anda perdida,/Eu sou a que na vida não tem norte,/Sou a irmão do Sonho, e desta sorte/Sou a crucificada…a dolorida…(…)/Sou talvez a visão que Alguém sonhou,/Alguém que veio ao mundo pra me ver/E que nunca na vida me encontrou!

Ah Florbela, Florbela….

Café, livros e cinema em Manaus

Há alguma semana, por recomendação da Angel (minha irmã e colaboradora do blog), fomos visitar o Casarão de Ideias. Fica localizado na Rua Barroso, 279, Centro de Manaus. É um local lindo que buscar alimentar a cultura. Lá você pode tomar um cafezinho, apreciar a coleção de livros (cinema, teatro, dança, Amazônia, literatura brasileira e estrangeira) e vinis (MPB), comprar algumas coisas na lojinha (livros, cadernetas, blusas, carimbos, copos, quadros, e outros objetos decorativos) e assistir filme. Sim, o local tem uma sala de cinema, para comprar os ingressos e acompanhar a programação, sugiro acessar o Instagram @casaraodeideias e o site http://www.casaraodeideias.com.br.

Imagem: Site Casarão de Ideias

SPOILER: o Facetas Culturais está planejando uma visita mais minuciosa no local e aproveitar para fazer uma entrevista com o dono do local. Espero que dê certo!

Aula on-line “Cadernos & Memórias”

Tenho feito várias aulas avulsas sobre escrita criativa com a querida Tayná Saez. Ela escreve crônicas e contos, e oferece aulas maravilhosas. Sério! Quem gosta de escrever e de literatura não vai se arrepender, eu recomendo demais. As aulas Tayná são de uma sensibilidade, e sempre tem exercícios super criativos. Ela é uma pessoa que incentiva a todos escreverem (inclusive, esse novo formato no blog foi inspirado na sua Newsletter) No dia 8 de março às 19h (no Dia Internacional da Mulher), ela irá oferecer outra aula. Infelizmente não irei participar, porque irei ministrar aula.

Há dois caminhos para entrar em contato com Tayná, Instagram @sutilezasatomicas e o site http://www.sutilezasatomicas.com. Tenho certeza que vocês não vão se arrepender.

8 de Março

As estatísticas dão conta que o Brasil ocupa o 5° lugar no ranking mundial na prática de crimes contra a mulher. Da chamada “Lei Maria da Penha” para cá a legislação tem se intensificado para punir os agressores. No entanto, os índices violentos, o feminicídio, por exemplo, são assustadores. Onde está o cerne da questão? São tantas as contradições…

Sabe-se que muitas Nações comemoram 8 de março como O Dia Internacional da Mulher, há mais de 100 anos (1910). Não apenas com presentes e banquetes, mas, acima de tudo como, data para reflexão.
A poetisa carioca Cecília Meireles, in “Mulher ao Espelho”, um dos seus mais belos poemas, questiona: “Que mal faz, esta cor fingida/do meu cabelo, e do meu rosto,/se tudo é tinta: o mundo, a vida,/o contentamento, o desgosto?”

Há exatos 30 anos, em 1992, o meu pai Francisco Gomes, era professor na escola estadual Maria Arminda Guimarães de Andrade, segundo ele, foi escolhido entre seus pares para escrever um texto, um poema. A data era 8 de março.

A seguir, o poema lido naquela naquela noite para todas as mulheres que lá trabalhavam:

“(DES)CULPA. Para o coração de quem ama/ – pétalas;/para o ataúde de quem parte/ – pétalas;/ para a carta de quem ilude/ – pétalas; para a mão de quem bate/ – pétalas.
Há uma pétala/que sai./Há uma pétala/que vai./Há uma pétala que trai./Há uma pétala/Que cai.”

Recado incisivo, crítica. Todos entenderam a moral da mensagem. Após a declamação, do lado das mulheres, aplausos; do lado dos homens, silêncio.
Meu pai me contou que seus colegas – os professores – queriam um texto voltado para a bajulação, não para a reflexão.

Salve o dia 8 de março!

Espero que tenham gostado do nosso 1o Tour do Facetas. Se tiverem sugestões de leituras, filmes, locais, deixa nos comentários ou manda um e-mail para nós (facetasculturais@gmail.com), será uma alegria aprender com vocês. Até a próxima!

Winnie, Gomes e Angel.

Um comentário em “1o Tour Cultural do Facetas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s