5o Tour Cultural do Facetas

Olá pessoal. Estamos aqui para mais uma semana para compartilhar experiências culturais com vocês. Hoje, fizemos uma seleção de dicas para ter acesso a bibliotecas digitais e visitar museus sem sair de casa. Vamos lá!

Acervo de livros de Machado de Assis e Fernando Pessoa

O Domínio Público é uma excelente plataforma de pesquisa. É possível ler obras de autores famosos da Educação como Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, dentre outros. Além disso, é possível ter acesso as obras de Machado de Assis e Fernando Pessoa. Para quem gosta de livros infantis, também é disponibilizado na plataforma.

O melhor da literatura nacional e estrangeira: Biblioteca de São Paulo Digital

Eu não conheci até pouco tempo o acervo primoroso da Biblioteca de São Paulo. Agora é possível “devorar” livros gratuitamente. Para ter acesso ao acervo, basta realizar o cadastro on-line (clique aqui para acessar o cadastro). Depois do cadastro, você deve acessar a biblioteca digital (clique aqui para acessar).

A biblioteca está disponibilizando vários livros digitais da Lygia Fagundes Telles, a nossa “dama da literatura brasileira”, falecida há 8 dias. Uma homenagem nobre.

Ah, eu também descobri no site da biblioteca uma programação cultural on-line. Eu estou super empolgada para fazer a oficina de Libras. Na página inicial do site é possível identificar o item “Participe da Programação Cultural On-line”.

Para conhecer a história do nosso país

A Biblioteca Nacional (BN) é uma instituição muito importante do nosso país, pois é responsável por “pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do País. Com mais de 200 anos de história, é a mais antiga instituição cultural brasileira. Possui um acervo de aproximadamente 9 milhões de itens e, por isso, foi considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo“.

Para nossa felicidade, a BN tem no formato digital, isso significa que é possível ter acesso a documentos, fotografias, iconografia, tudo sobre a história do Brasil. Inclusive há exposições virtuais sobre a Princesa Isabel, Pernambuco 1817, Copas do Mundo: 1930-2010, dentre outras. Para acessar a biblioteca digital, clique aqui.

Museus virtuais pelo mundo

O Google Arts & Culture tem uma plataforma que possibilita conhecermos diferentes museus e pontos turísticos pelo mundo. Isso é algo sensacional. Imagina levar isso para a sala de aula, é uma ferramenta que dá oportunidade para os alunos aprenderem sobre diferentes locais. Mas, o Google Arts & Culture disponibiliza uma infinidade de conteúdos, é possível ver pinturas, vídeos em 360o, conteúdos sobre pintores, escritores, locais, e muito mais. É possível passar horas e horas só explorando esse recurso primoroso. Clica aqui para acessar a coleção de museus, e aqui para acessar o Google Arts & Culture.

Bom gente, espero que vocês tenham gostado das dicas. Aproveitem bastante. Quem for professor(a), vamos divulgar para os nossos alunos. Até o próximo tour cultural. Abraços.

Winnie, Gomes e Angel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s