10o tour cultural do Facetas

Ranking of kings:  série de animação que nos ensina sobre determinação

Recentemente, assisti a série de animação japonesa (anime) “Ranking of kings”. Gente, é uma história que nos ensina tanto, além de ser um desenho inclusivo, pois trata-se da história de Bojji, um menino que tem surdez e sonha em ser rei. Ele vive várias aventuras ao lado do seu amigo, Kage (significa sombra), que por sua vez acredita em Bojji, apoiando-o em sua trajetória.

Bojji. Imagens disponível no site Crunchyroll

Quem pensa que filme ou série de animação é para criança, está enganado. Eu aprendi com Bojji a importância de seguirmos em frente com nossos desejos/sonhos. Tudo é construído aos pouquinhos, nada acontece de uma hora para outra. Ainda, aprendi sobre a importância do apoio da família e dos amigos em nossas aventuras pela vida. Ah e a amizade entre Bojji e Kage é inspiradora.

Bojji e Kage. Imagem disponível no site Fresh games News.

Eu achei fantástico que o roteiro da história não busca uma forma de curar a surdez de Bojji, pelo contrário, mostra que independente de ser uma pessoa com deficiência ele consegue desbravar e conquistar muitas coisas. É uma série emocionante, vocês não vão se arrepender.

Bom fica a dica para vocês conhecerem. Ele está disponível na Netflix e conta com 23 episódios de 20 minutos.

Para aprender história

Desde minha infância eu gostei de estudar história, uma vez pensei em ser historiadora e arqueóloga (risos), bom não me tornei nem uma coisa nem outra, mas até hoje dou muito valor sobre a base histórica de qualquer conhecimento, inclusive na minha área de formação, psicologia. Sem história desconhecemos da nossa história, da nossa sociedade, dos comportamentos sociais, enfim, estudar história é entender um pouco da nossa formação subjetiva.

Eu quero indicar dois canais de história que estão disponíveis no Youtube que nos ensina muitoooo sobre a história geral e do Brasil: Canal História e Tu (clica aqui para acessar); Canal História e Biografia (clica aqui para acessar). Fica a dica para quem gosta de história ou deseja aprender mais sobre a história.

Eu sou uma consumidora fiel de conteúdos no Youtube. Irei compartilhar mais canais que acompanham com vocês, aguardem.

Curso gratuito sobre Vinícius de Moraes

Descobri um curso fantástico sobre as obras de Vinícius, e o melhor, gratuito e on-line.

Vincíus de Moares. Imagem disponível no site Vinícius de Moraes.

O curso será desenvolvido pelo Prof. Rodrigo Barreto durante 1 semana, os temas abordados serão:

30.05 – Vinícius uma poética da poética

31.05 – A poesia social de Vinícius

01.06 – Mística e religiosidade em Vinícius

02.06 – A mulher nos versos de Vinícius

03.06 – De chega de saudade aos Afro-sambas

Eu já fiz minha inscrição. Se vocês tiverem interesse acessem o site https://www.profrodrigobarreto.com.br/semana-vinicius

 Vamos aprender mais um pouquinho sobre Vinícius. Depois eu conto para vocês como foi a experiência.

Oficinas on-line do Rodas Literárias

Gente, temos tanta gente produzindo cursos e oficinas de literatura. Eu fico enlouquecida, acho que ainda vou estudar Letras (risos). Eu descobri duas oficinas maravilhosas promovido pelo Rodas Literária, coordenador por Mozí Neri:

  1. Oficina de Cartas e Diários: a atividade vai abordar Anne Frank, Carolina Maria de Jesus, Rilke, Kafka, Clarice Lispector, entre outros. O valor é R$ 50,00. Serão dois grupos: dias 01 e 03 .06 (quarta e sexta) das 19h30 até 21h30; grupo 2: dias 04 e 11.06 (sábados) das 10h às 12h.
  • Oficina Leitura Imanente: a atividade é a apresentação de uma técnica de estudo que pode ser aplicada a qualquer texto. Será usado um capítulo do livro de Virginia Woolf, Um teto todo seu. O valor é R$ 70,00. Os encontros serão nos dias 20, 22 e 24.06 (segunda, quarta e sexta), das 19h às 21h30.  

Para se inscrever é só enviar um e-mail para literariasr@gmail.com.Eu quero muito fazer as duas oficinas, mas irei optar pela oficina de Leitura Imanente. Gente, o Rodas Literárias sempre oferece encontros gratuitos de obras literárias. Eu já participei de um encontro e fiquei encantada, eram mais 70 pessoas de diferentes cidades do Brasil, trocando ideias e aprendendo juntos. Vale muito a pena conhecer. O site para fazer a inscrição das oficinas e conhecer mais sobre as atividades e cursos que são realizados é https://sites.google.com/view/rodasliterarias

Bom gente, por hoje é só. Mas, continuamos na saga de encontrar mais experiências culturais para vocês conhecerem. Se vocês tiverem dicas, não esqueçam de enviar um e-mail para nós facetasculturaus@gmail.com.

Abraços para todos.

Winnie, Angel e Gomes.

2 comentários em “10o tour cultural do Facetas

  1. Obrigado a toda equipe do Facetas, nunca é tarde pra se ampliar o conhecimento e quando se trata de História, meu pensamento vaga e me vejo na Biblioteca da Escola Santo Agostinho, onde concluí em 1977, meu ensino primário . Um abraço ao nosso conterrâneo Ronaldo Santana. Eu era e ainda sou fascinado por essa disciplina. Hoje encontro-me longe desse mundo, mas tenho o Facetas, que sempre trás conteúdos maravilhosos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s